A European Commission e a Fundació Mies van der Rohe anunciaram os cinco finalistas para o 2013 European Union Prize for Contemporary Architecture, também conhecido como Mies van der Rohe Award. Dos 355 trabalhos inscritos de 37 países, cinco foram selecionados, entre eles o projeto Superkilen do escritório BIG (também um dos selecionados pela premiação do ArchDaily "Building of the Year Award" na categoria de melhor equipamento público).
O vencedor do prêmio, bem como a "menção especial" para o melhor arquiteto emergente, será anunciado no dia 6 de Maio, com uma cerimônia de premiação no dia 6 de Junho no Pavilhão do Mies van der Rohe em Barcelona, Espanha. Veja os cinco finalistas pós o intervalos.
City Hall em Ghent, Bélgica, por Robbrecht en Daem architecten; Marie-José Van Hee architecten
Superkilen em Copenhagen, Dinamarca, por BIG Bjarke Ingels Group; Topotek1; Superflex
Harpa - Reykjavik Concert Hall & Conference Centre em Reykjavik, Islândia, por Batteríid architects; Henning Larsen Architects; Studio Olafur Eliasson
House for Elderly People em Alcácer do Sal, Portugal por Aires Mateus Arquitectos
Metropol Parasol em Sevilha, Espanha, por J. Mayer H.
Comunicado da Imprensa: "O European Union Prize for Contemporary Architecture – Mies van der Rohe Award destaca a contribuição de arquitetos europeus na criação de novas ideias e tecnologias no desenvolvimento urbano contemporâneo. Lançado em 1987 e co-fundado pelo EU Culture Programme e pela Fundació Mies van der Rohe, o prêmio de €60 000 é o mais prestigiado na arquitetura europeia. A premiação é concedida a cada dois anos para obras concluídas dentro deste período.
Este ano, a cerimônia será a 13ª edição desde seu lançamento. As obras selecionadas para a premiação são apresentadas para especialistas independentes por toda a Europa, bem como por associações de membros do Conselho Europeu de Arquitetos, associações nacionais de arquitetos e pelo comitê do Prêmio".
Via Mies Arch